Dados apontam a alta contaminação da água!

Data: 06/04/2022

De acordo com dados levantados pela Repórter Brasil, através do levantamento de dados do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para o Consumo Humano (Sisagua) e que conta com diferentes testes feitos pelas instituições responsáveis pelo abastecimento de água, substâncias nocivas para a saúde foram encontradas na água de 763 cidades brasileiras.

Essa contaminação tende a acontecer devido ao alto uso de agrotóxicos e aos resíduos da indústria, que se misturam aos rios e represas, e que mesmo em pequenas doses, causam diferentes malefícios para a saúde, principalmente em casos onde o consumo da água contaminada acontece a longo prazo. De acordo com o Mapa da água, no período entre 2018 e 2020, cerca de 763 cidades registraram contaminação da água, e além disso, um em cada quatro municípios apresentou substâncias químicas e radioativas acima do limite. Entre os municípios, é possível encontrar São Paulo, Florianópolis e Guarulhos.


De acordo com Fábio Kummrow, professor de toxicologia da Unifesp, a presença de substâncias acima do valor máximo permitido, mesmo que mínimo, já classifica como contaminação.

Qual o impacto para a saúde?

Especialistas afirmam que a gravidade do impacto para a saúde tende a variar de acordo com a substância e o número de vezes que a mesma foi consumida, ou seja: quem consumiu por mais tempo, possui maior tendência para o desenvolvimento de doenças.

Diferentes estudos associam o consumo destas substâncias com o desenvolvimento do câncer e mutações genéticas, tendo em vista que dentre as substâncias encontradas, é possível citar as classificadas como “provavelmente cancerígeno” pela OMS.

Fonte: Uol

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui