Data: 06/04/2022
De acordo com a Comissão EAT-Lancet, uma dieta saudável e sustentável consiste no consumo diário de frutas, verduras, legumes, cereais integrais e oleaginosas, enquanto o consumo de carnes vermelhas, laticínios, tubérculos, açúcar de adição e gorduras animais devem ser reduzidos. Sendo assim, uma pesquisa publicada por pesquisadores da FSP-USP analisou o hábito alimentar dos brasileiros, observando a dificuldade de se manter este tipo de padrão alimentar.
A análise foi realizada através do Índice de Dieta da Saúde Planetária e Pesquisa de Orçamentos Familiares (INA/POF) do IBGE, com cerca de 46 mil brasileiros. Como resultado, eles observaram que apenas 30% da população segue as recomendações para uma dieta saudável e sustentável proposta pela Comissão EAT-Lancet.
“Quando avaliamos por regiões geográficas, a região Sudeste atinge cerca de 32%, enquanto a região Nordeste atinge cerca de 29%. Além disso, as mulheres possuem maior adesão a uma dieta saudável e sustentável, o mesmo acontece para os brasileiros com idade acima de 31 anos. Brasileiros com maior renda per capita também possuem maior adesão a esta dieta, junto dos brasileiros que vivem em áreas urbanas.” – Autores da pesquisa
Como conclusão, os autores apontam que, por mais que este tipo de padrão alimentar esteja crescendo no Brasil, é possível observar a baixa adesão nos tempos atuais.
Leia a pesquisa na íntegra.
Fonte: FSP-USP