Qual o impacto do intestino na nutrição estética da mulher?

A microbiota intestinal é responsável pela promoção imunológica a antígenos dietéticos e ambientais através da inibição de vias pró-inflamatórias, influenciando de maneira positiva no tratamento de diversas patologias comuns na mulher, como endometriose, acne e síndrome do intestino irritável (SII).

O aumento de reações inflamatórias, motivo responsável pela piora dos quadros citados acima, acontece em decorrência da disbiose intestinal.

Disbiose Intestinal: o que é?

De maneira sucinta, a disbiose intestinal é a condição clínica caracterizada pela alteração da composição e qualidade da microbiota intestinal, que pode ser causada por diferentes fatores, como a má qualidade alimentar, alteração do pH gástrico e até mesmo, estresse físico, mental e emocional.

Todos os fatores citados anteriormente, são capazes de alterar a composição microbiana e assim, afeta a mucosa intestinal, causando um quadro de inflamação e sintomas como dor abdominal, náuseas, fadiga e ansiedade.

Como a microbiota intestinal interfere no quadro de endometriose e SII?

Em casos de disbiose intestinal, o organismo da mulher tende a entrar em um processo de inflamação generalizada. Um estudo (Svenssom et al., 2021) observou que a microbiota intestinal é capaz de interferir nos sintomas causados pela endometriose através do seu impacto nos níveis circulantes de estrogênio.

Já em relação a SII, é possível observar que a doença acomete mais o público feminino do que o masculino, e por mais que não se saiba a causa concreta, sabe-se que o seu diagnóstico causa maior sensibilidade intestinal, piorando quadros inflamatórios.

Conheça o Meeting Brasileiro de Nutrição Estética!

Após a sua pausa de 3 anos, em decorrência da pandemia causada pelo Covid-19, a E4 Eventos anunciou o retorno de um dos seus maiores eventos: o MBNE, que possui foco na saúde e estética da mulher. Entre os tantos temas a serem abordados em sua 7ª edição, que acontecerá entre os dias 13 e 14 de maio, você terá acesso a palestras com o Dr. Murilo Pereira e a Dra. Sheila Mustafá, que abordarão o impacto e mecanismo do intestino na nutrição estética.

Saiba mais sobre o MBNE 2022, acesse aqui www.nutricaoesteticabrasil.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui