Papel da Vitamina B9

As vitaminas são essenciais para o organismo e são produzidas através da alimentação. A vitamina B9, comumente conhecida como ácido fólico (forma oxidada da vitamina encontrada em alimentos fortificados e suplementos ou folato (forma reduzida encontrada naturalmente em alimentos e tecidos biológicos), desempenha papel importante durante a gestação, reduzindo a incidência de defeitos do tubo neural do feto, portanto, a necessidade de suplementação.

A recomendação diária para mulheres grávidas de acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é de 355microgramas/dia. A B9 é encontrada em alimentos verdes escuros e nas farinhas, enriquecidas, e a forma sintética, produzida em laboratório, é atualmente a mais prescrita apesar de demorar mais tempo para ser processada, pois precisa ser metabolizada pelo fígado.

Produção da vitamina B9

Utilizando cepas de bactérias lácticas em condições ideais de ph, temperatura e nutrientes adequados, a vitamina foi produzida pelas pesquisadoras a partir do subproduto de maracujá e do leite de cabra.

Ao final do estudo, o subproduto do maracujá forneceu 14% da recomendação diária de B9 e do leite, alcançou 20% da recomendação.

Os animais testados com o leite produzido com a B9, apresentaram aumento de hemácias (glóbulos vermelhos) e hemoglobinas (proteínas carreadoras de oxigênio), mostrando ser uma alternativa propícia para aumentar o consumo da vitamina.

Já o produto de soja fermentado produzido a partir do maracujá, mostrou uma maior bioacessibilidade de folato em relação ao grupo de controle.

Futuro da suplementação

Apesar dos resultados promissores da pesquisa, elas ainda contam com parcerias que proporcionem a transferência da tecnologia para o mercado, para que novos produtos enriquecidos com a forma natural da vitamina B9 cheguem até o consumidor.

Referências:

ALBUQUERQUE, Marcela Albuquerque Cavalcanti; YAMACITA, Debora Satie; BEDANI, Raquel; LEBLANC, Jean Guy; SAAD, Susana Marta Isay. Influence of passion fruit by-product and fructooligosaccharides on the viability of Streptococcus thermophilus TH-4 and Lactobacillus rhamnosus LGG in folate bio-enriched fermented soy products and their effect on probiotic survival and folate bio-accessibility under in vitro simulated gastrointestinal conditions. International Journal Of Food Microbiology, [S.L.], v. 292, p. 126-136, mar. 2019. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijfoodmicro.2018.12.012.

CUCICK, Ana Clara C.; GIANNI, Katia; TODOROV, Svetoslav D.; LEBLANC, Alejandra de Moreno de; LEBLANC, Jeanguy; FRANCO, Bernadette D.G.M.. Evaluation of the bioavailability and intestinal effects of milk fermented by folate producing lactic acid bacteria in a depletion/repletion mice model. Journal Of Functional Foods, [S.L.], v. 66, p. 103785, mar. 2020. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.jff.2020.103785.

USP, Jornal da. Alimentos enriquecidos com vitamina B9 produzida por bactérias podem ser alternativa natural ao ácido fólico. 2021. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/alimentos-enriquecidos-com-vitamina-b9-produzida-por-bacterias-podem-ser-alternativa-natural-ao-acido-folico/. Acesso em: 26 out. 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui