Nutricionistas solicitam exames laboratoriais desde 1991, então o que está acontecendo?

Nutricionista, qual o seu engajamento para a aprovação do Projeto de Lei 5.881/2019, que postula o retorno de nosso direito e da população às coberturas dos exames de sangue solicitados pelo profissional de nutrição?

“A competência legal do nutricionista para solicitar exames laboratoriais necessários ao diagnóstico nutricional, à prescrição dietética e ao acompanhamento da evolução nutricional do paciente está prevista na Lei Federal 8.234/91, artigo 4º, inciso VIII”. Ou seja, “só” há 30 anos!

O nutricionista apresenta na sociedade fundamental papel na promoção da saúde e bem-estar, auxiliando na prevenção e tratamento de doenças como cânceres, diabetes, hipertensão, dislipidemias, entre outras. Para tanto, se faz de suma importância o correto diagnóstico nutricional e para isso dentre outras se fazem necessários os exames laboratoriais. Mas como fazer adequada avaliação, diagnóstico e conduta nutricional, se os planos de “saúde” (deveriam cobrir saúde!) estão dificultando a cobertura destes exames? Nesse caso, a população torna-se a maior vítima…

No mês de agosto desse ano, membros do Conselho Federal de Nutrição cumpriram um trabalho árduo em Brasília a fim de reconquistar esse direito de todos os cidadãos. Foi instalada pela Câmara dos Deputados uma Comissão Especial referente à melhorias na Lei dos Planos de Saúde, em que estão sendo analisados cerca de 250 projetos de lei. Dentre eles, o PL 5.881/2019, que trata da inclusão de exames complementares solicitados por nutricionistas.

Precisamos apoiar o CFN nas ações para a conscientização e sensibilização dos parlamentares à essa grande necessidade da área da saúde. Envie e-mails aos deputados de seu Estado, use as redes sociais para apoiar essa causa! Essa luta é de todos nós!

Será uma grande conquista para a nossa classe e precisamos contar com a participação de todos, nutricionistas e população! Juntos nessa luta! A população também deve assinar a petição para o PL5881!

Vote no link https://secure.avaaz.org/community_petitions/po/camara_dos_deputados_pela_aprovacao_do_pl_68812019/ É justo com a nossa classe e com a população! Saúde e bem-estar a todos, ação do CFN: #AprovaPL5881!

Mais informações e e-mails dos deputados no link da bio no Instagram do Conselho Federal dos Nutricionistas @cfn_nutri.

Dr. Fábio Euksuzian

CRN-3: 56162
Nutricionista Clínico Funcional
Pós-Graduando em Nutrição Clínica Funcional
Antropometrista Isak nível 2
People Mentor – Columbia Teachers College University – NY
Autor dos livros A Ancestral Arte da Poesia, Yôga em Dupla

 

Ms Maria Cristina de Almeida Gaspar
Nutricionista na área Clínica, com atuação em vegetarianismo, fibrose cística, crescimento, obesidade, erros alimentares, desnutrição infantil
Docente há mais de 20 anos
Docente na área Clínica da Universidade Paulista
Doutoranda pela Faculdade de Medicina da USP
Mestre em Ciências – UNIFESP
Aprimoramento em Nutrição em Pediatria – UNIFESP

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui