Livro sobre segurança alimentar e nutricional é organizado por nutricionistas

752718

Iniciativa da obra tem a ideia de debater a segurança alimentar e nutricional, bem como o fortalecimento dos sistemas alimentares.

O debate inicia com o retorno do Brasil para o mapa da fome mundial, bem como sobre a preocupação crescente em relação à segurança alimentar e nutricional (SAN) da população brasileira. Junto à pandemia da Covid-19, o aumento o desempenho e o fim do auxílio emergencial, emergem fatores determinantes que agravam o cenário. A fim de contribuir para os debates do momento, o e-book “Atualizações e debates sobre segurança alimentar e nutricional”, organizado pelas nutricionistas Dayane de Castro Morais (8160/CRN-9), Naiara Sperandio (10192/CRN-9) e Silvia Eloiza Priore (0098/CRN-9), conta com a contribuição, também, de pesquisadores de 12 universidades públicas.

A obra disponibiliza a profissionais, docentes e estudantes, um amplo material para fins didáticos, debatendo a SAN com foco nos direitos humanos à alimentação e nutrição adequada e a soberania alimentar, considerando, ainda, conceitos, ações e programas, além do fortalecimento de sistemas alimentares de cunho agroecológico, destinado à agricultura familiar.

Material para estimular debates
O livro nasce a partir de debates que são realizados desde 2012, nos ciclos de discussão sobre segurança alimentar e nutricional da Universidade Federal de Viçosa (UFV), um espaço que estimula debates sobre o tema, envolvendo professores, técnicos, pós-graduandos em nutrição e outras áreas relacionadas. Os temas em debate se dividem em 10 blocos que envolvem questões relacionadas à SAN: histórico, conceito e determinantes da situação; modelos de produção de alimentos e sua sustentabilidade; teor nutricional e comercial dos alimentos; SAN em grupos específicos; programas governamentais relacionados à SAN; economia solidária; e novas temáticas e alternativas de trabalho em SAN.

O livro contou com a contribuição de professores e pesquisadores envolvidos com o contexto da SAN em diversas universidades e institutos federais, como: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Federal do Piauí (UFPI), juntamente com os Institutos Federais de Rondônia e do Maranhão, além de outras instituições públicas e privadas.

Acesse aqui (inserir hiperlink https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2021/02/Ebook-Atualiza%C3%A7%C3%B5es-e-debates-sobre-Seguran%C3%A7a-Alimentar-e-Nutricional-1.pdf) para visualizar o livro completo.

Fonte: CFN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui