Relatório é da consultoria AT Kearney e estima que, em 2040, 35% da carne produzida no planeta será feita em laboratório e 25% será de origem vegetal.

A consultoria norte-americana AT Kearney realizou um estudo que apontou que 60% da carne consumida no mundo em 2040, não será mais proveniente do abate de animais. O relatório aponta que 35% da carne será produzida em laboratório e outros 25% serão de origem vegetal, com aparência e sabor semelhantes. Atualmente, somente 15% da produção do setor agrícola é destinado ao consumo humano, a maior parte da produção de grãos e vegetais ainda é utilizada para alimentar animais que serão abatidos para o consumo.

Porém, segundo o estudo, a previsão é de que até 2040, apenas um quarto das plantações será destinado à alimentação de animais de abate. O relatório da empresa foi produzido a partir de um trabalho de pesquisa que envolveu entrevistas conduzidas com especialistas de todo o mundo.

A consultoria aponta, ainda, que cresce cada vez mais e mais rápida, a presença de mercado das empresas que utilizam ingredientes à base de plantas em substituição aos produtos de origem animal. Desde maio de 2018, uma dessas empresas, a Beyond Meat, teve um faturamento de US$240 mil e a estimativa é de que este valor tenha, pelo menos, dobrado desde então.

O bem-estar animal e a sustentabilidade ambiental como pauta

Segundo Carsten Gerhardt, parceiro da AT Kearney, “A transição em direção ao vegetarianismo e veganismo é inegável, com muitos consumidores reduzindo o consumo de carne e, como resultado, ficando mais conscientes em relação ao meio ambiente e bem-estar animal”.

Em 2018, a produção de carne a partir do abate de animais totalizou 10% do PIB mundial. “Para aqueles que são apaixonados por carne, o aumento previsto de produtos de carne cultivada em laboratório significa que eles ainda irão saborear a mesma dieta que sempre tiveram, mas sem o mesmo custo ambiental e animal”, finaliza Gerhardt.

Fonte: Revista Galileu

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui