Um dos mercados que mais cresce no mundo é o de suplementos alimentares, com uma estimativa de R$ 3,5 bilhões e crescimento de 47,8% em faturamento desde o início de 2020. Com a crise sanitária causada devido ao vírus SARS-CoV-2, houve um aumento de 48% no consumo de suplementos alimentares no Brasil.
De acordo com o Jornal Valor Econômico, em 2019 o Brasil era o terceiro maior mercado de suplementos alimentares do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos e da Austrália, com estimativa de faturamento anual de R$ 5 bilhões. Dentre as suplementações que mais crescem, é possível destacar os alimentos funcionais, e este crescimento tende a ser impulsionado pela crescente conscientização sobre os benefícios de um estilo de vida saudável.
Qual a importância da formulação?
Nos dias atuais é possível encontrar suplementação de diversas maneiras: seja em pó, em cápsula ou até goma, o seu consumo segue alto. Entretanto, você sabia que há uma diferença na concentração entre as mesmas?
De acordo com um estudo publicado pela Grand View, a suplementação em pó é a que mais cresce anualmente, devido à sua alta concentração de nutrientes e taxa de absorção, além de serem mais fáceis de fabricar devido à variedade de matéria-prima e baixo custo de fabricação.
Tendências globais no segmento de suplementação
- Curcumina: rica em componentes anti-inflamatórias, antioxidantes e anti-fúngicas, a curcumina está cada vez mais presente em suplementos alimentares, principalmente aqueles que têm foco na melhora da recuperação muscular pós-atividade física.
- Prebióticos & Probióticos: sabe-se que o eixo intestino-cérebro possui grande impacto para a qualidade da saúde do organismo, e por isso, a suplementação de prebióticos e probióticos crescem, tendo em vista de que os mesmos são essenciais para a construção e manutenção da microbiota intestinal.
- Colágeno: a suplementação de colágeno garante benefícios que englobam a saúde e manutenção da pele, e nos dias atuais, onde o skin care está cada vez mais em alta, a suplementação deste segue sendo um dos principais.
- Nootropics: conhecidos como ingredientes estimulantes do sistema neurológico, os nootropics despertam o interesse de atletas e não-atletas, que possuem como foco a melhora do foco nas atividades diárias.
- Adaptógenos: para potencializar a resistência contra fatores estressantes, sejam eles físicos, químicos ou biológicos, a suplementação de adaptógenos é fortemente recomendada.
Fonte:ProNutrition